Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

Na medida em que o Programa está ainda em sua segunda avaliação trienal e em processo de consolidação, as ações de solidariedade efetivaram-se de forma mais pontual, principalmente através de parcerias estabelecidas com pesquisadores ou grupos de pesquisa não vinculados à programas de pós-graduação, mas que objetivam sua proposição, e através do acolhimento de aluno estrangeiro no Programa.

1- Parceria com pesquisadores e alunos do curso de Arquivologia da UFES e com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

Desde 2011, a prof. Luciana Vieira Caliman estabeleceu uma parceria com a prof. Margarete Moraes, do curso de arquivologia da UFES, e o prof. Alexander Jabert, do curso de psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) propondo o projeto de pesquisa Tratamento, conservação e análise dos documentos da Inspetoria de Higiene Pública do Estado do Espírito Santo (1853-1922). selecionado na forma do EDITAL FAPES Nº 012/2011 – UNIVERSAL, do qual a prof. Margarete é pesquisadora colaborada. É importante salientar que o curso de Arquivologia não possui programa de pós-graduação e encontra-se em estágio de consolidação. Com a aprovação do projeto no edital da FAPES, alunos da graduação de arquivologia e psicologia atuam como bolsistas da pesquisa. Instituição parceira: APEES. Agência financiadora: FAPES. A atividade teve início em outubro de 2012 e finalizará em outubro de 2014. Instituições envolvidas: UFES, UFS e APEES. Envolve 1 docente do PPGPSI (Luciana Vieira Caliman), 1 docente do curso de arquivologia (Margarete Moraes), 1 docente da Universidade Federal de Sergipe (Alexander Jabert) e dois discentes de graduação.

2- Parceria com o Programa de Alianças para Educação e a Capacitação – PAEC OEA/GCUB 2012.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio do PAEC, decidiram apoiar indivíduos latino-americanos mediante a oferta de bolsas acadêmicas para programas de mestrado e doutorado em universidades brasileiras. Assim, o PPGPSI participou do processo seletivo do edital OEA/GCUB número 001/2012, selecionando uma discente colombiana que iniciou suas atividades no programa em fevereiro de 2013. Agência financiadora no ano de 2013: CAPES. A parceria teve início em 2012 e perdura até o momento. Instituições envolvidas: UFES, PAEC OEA/GCUB.

Nucleação:

No que tange à avaliação da situação dos egressos ou da presença do Programa em outras instituições, percebe-se que o perfil do profissional formado pelo PPGPSI tem sido satisfatoriamente alcançado, na medida em que ingressaram em cursos de doutorado, estão atuando como docentes de Instituições de Ensino Superior e exercem atividade profissional junto à serviços e organismos públicos do Estado.

Assim, 8 alunos foram aprovados e estão cursando doutorado em outros Programas de Pós-Graduação da UFES e em outras Universidades do Brasil (UFF, UERJ, UFRJ, UFBA). 11 egressos atuam como docentes em IES (UFES, UNISAM, Faculdade Salesiana de Vitória, AVIES, FAFIA, FACASTELO, Centro Universitário São Camilo, Faculdade de Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim, Faculdade de Aracruz, IESES). Além disso, 31 egressos estão atuando em serviços públicos no Estado do Espírito Santo.

Visibilidade:

O site do Programa, com projeto minuciosamente elaborado com a PRPPG, tem se configurado como grande instrumento de visibilidade e transparência do PPGPSI. Proporciona acesso a informações relativas: à vida acadêmica dos mestrandos, tais como, formulários e legislação da pós-graduação, ofertas de disciplinas, calendário acadêmico, dentre outras; à proposta do programa, como suas linhas de pesquisa, os artigos de autoria dos docentes e discentes, os textos de referência, a estrutura curricular do curso, a caracterização do corpo docente (incluindo link para os currículos Lattes), a caracterização dos núcleos de pesquisa e link para as dissertações já defendidas; a eventos pertinentes à área Psicologia Institucional; aos editais de processo seletivo, disponibilizando informações sobre o processo e seus resultados; aos critérios e à concessão de bolsas.

Transparência Pública
Acesso à informação

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